Cenário aponta para Desafios e Oportunidades2019-03-15T10:27:02+00:00
 
 

Cenário aponta para Desafios e Oportunidades

O Mercado para 2019 vem se mostrando bastante otimista quanto as oportunidades. Os números apontam para um leve crescimento econômico, bastante dependente da aprovação de reformas estruturais na economia, como a da Previdência e dos Tributos. O bom humor de investidores externos deve se manter elevando cada vez mais a entrada de recursos e a boa performance das ações de empresas brasileiras.

Este macro cenário se reflete nos números das economias de nossas cidades. Com taxas de juros menores e redução das incertezas, empreendedores voltarão a investir nos seus planos de negócios, empresários estudarão expansões e o emprego, entre outros índices, refletirá positivamente todo este movimento.

É muito bom falar das Oportunidades, mas os Desafios que se seguem para transformar sonhos em realidade são muito grandes. Difíceis, mas não impossíveis.

Acredito que o maior deles é o que chamo de “Virada do Século”. Apesar de já estarmos há 19 anos no século XXI, muitos empresários ainda não conseguiram cruzar esta fronteira. Pensam, se organizam e trabalham como se o mundo se resumisse a sua porta de loja, que seu cliente se restringe a limites territoriais e negocia com o mercado de forma tímida, ainda acreditando que bancos, fornecedores e parceiros é que ditam os valores e regras dos negócios. Desconhecem o poder das Mídias Digitais e acreditam que somente velhos costumes serão capazes de sustentar os seus números. Veja que escrevi números, e não resultados. É difícil conversar com estas pessoas e perceber um mínimo conhecimento dos seus resultados, receitas, margens e tamanho do negócio.

Este público que não ingressou no século XXI precisa de um impulso, dado por todos. Cada empresa que fecha é um negócio a menos que temos para cuidar, para contatar e prestar vendas e serviços. O empresário precisa prioritariamente ter conhecimento, gestão sobre o seu negócio, estar atendo aos rumos do mercado e concorrentes, além de rápida capacidade de adaptação. Um exemplo claro disso foram os negócios e-commerce, que mantiveram crescimento mesmo nos períodos mais recentes da crise, entre 2014 e 2016.

Precisamos transportar estes modelos de negócios, de gestão e de conhecimento para o novo mercado de Oportunidades exigido pelos clientes deste século.

Para isso, consultorias, treinamentos e mentorias vem se multiplicando, muitas com expertise de negócios reais e profissionais extremamente competentes.

Reserve um tempo, converse, abra os seus horizontes e observe que negociando, estudando e se atualizando o seu negócio pode ser bem mais do que os olhos podem enxergar.

Contem comigo, sempre!

Luiz Fernando Bastos
Prof. FGV em Estratégia de Empresas, Finanças, Processos e Negociação.
Diretor na Ágil Consultoria e Treinamento.